Contamos na matéria anterior, um pouco do início do futsal em Santa Rosa. Aos poucos vamos relatar fatos com registro fotográfico, sobre times e fatos que marcaram o futsal da nossa terra. O momento é do
MONTESE
HISTÓRIA:
O município de Montese ocupa uma vasta área de colinas que faz fronteira com as Províncias de Modena e Bolonha, na Itália. As tropas alemãs encontravam-se na posse da região em posição dominante sobre uma extensa área de colinas,. A queda da cidade era o principal objetivo da 2ª Cia. do 1º Btl/11º RI.
Tinha sido planejada para ser executada em duas fases: Ao cair na noite do dia 14 de abril, as posições na encosta da cidade estavam consolidadas, ficando um saldo de alguns alemães mortos e oito prisioneiros; do lado da FEB houve um morto e três feridos. Embora com as posições consolidadas, à noite, os alemães desencadearam um forte bombardeio de artilharia com cerca de 2.800 tiros.
Na manhã do dia 15, ainda com a artilharia alemã castigando a cidade, as tropas brasileiras ultimaram a "limpeza". Com um saldo de oito alemães feitos prisioneiros; do lado brasileiro, quatro baixas, sendo um morto e três feridos. A conquista de Montese repercutiu favoravelmente nos altos escalões e mereceu elogios do Comando Americano, pela bravura e coragem com que a FEB encarou o desafio.
Marcou significativamente o início da Ofensiva da Primavera.
Somadas às vitórias obtidas pelos Aliados em Vergato, Tole, Monte Mosca, Monte Pero, Monte Sole, Monterumici e Monte Adone, essa façanha militar brasileira contribuiu, decisivamente, para o completo desmantelamento do dispositivo alemão e o fim da II Guerra Mundial menos de um mês mais tarde.
Essa a parte histórica.
O excelente desempenho dos pracinhas da FEB na tomada dessa zona de conflagração deu nome ao clube dos sargentos de Santa Rosa.
Equipe do Montese, entre outros, estão: Júlio,Soares, Pydd, Soares, Luiz Pereira(Presidente), Romalino, Orlando, Lazzaretti e Juarez.
Penso ter sido no 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, numa quadra improvisada, de terra, revestida de cascalho, varrida para os jogos, que aconteceram as primeiras disputas de futebol de salão na nossa terra. Como lá fora o início, o Montese foi um dos primeiros clubes da cidade, fundado pelo Sargento Juarez Assis dos Santos, tendo como presidente o Sargento Luiz Augusto Pereira (Luiz "Avião").
Venceu os primeiros certames que disputou na cidade, graças, principalmente, a Jarbas Tonel, grande atleta, quiçá o maior da comuna.
Jarbas e seus companheiros venciam, quase sempre, de goleada.
Num tributo de saudade desejo prestar, aqui, uma homenagem ao Clésio Alar Motta Calil, um dos seus primeiros atletas.
Desfile da Semana da Pátria – À frente, Luiz Augusto Pereira, tendo numa das mãos um troféu e na outra, de mão dada com Hélcio Vacari dos Santos, Júlio Nunes, Vieira, Soares, Pydd, Cléo Palmeira, Juarez e Romalino dentre outros.
Alberto Volkmar Christensen, santarrosense dos primeiros que emigraram para a capital, sendo praticante de futebol de salão, por 8 anos, além de dirigente de um clube GENERAL OSÓRIO da Unidade militar em que servia, o Deposito Regional de Motomecanização, com destaque nesse esporte em Porto Alegre.
Regressando à terra, foi escolhido treinador do Montese. Nessa condição teve o dissabor de ver seu time sofrer alguns gols como este que aqui se retrata:
Pydd (goleiro), surpreso, Júlio, de cabeça baixa e Orlando indo buscar a bola na rede. Christensen, desolado, só observa.
A última formação do MONTESE que temos para registro não é a do time com Jarbas Tonel, que foi substituído por atletas esforçados e competentes os quais elevaram seu nome graças a memoráveis apresentações.
Luiz Augusto Pereira – Presidente, Airton, Saul Liberalli,
Juarez, Soares, Orlando e Alberto Volkmar Christensen (Técnico). Cléo Palmeira, Pydd, Romalino e Júlio.
Destaque no futsal da cidade. Foi campeão em duas oportunidades.